Aprenda como organizar a loja e o estoque para o começo de ano. | Garmisch Têxtil

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Quer ajuda para organizar a loja e o estoque para o começo do ano? Podemos te ajudar!

Quer ajuda para organizar a loja e o estoque para o começo do ano? Podemos te ajudar!

O ano está começando e, com ele, as perspectivas de alavancar as vendas. Clique aqui e descubra como organizar a loja e o estoque para essas vendas!

O ano está começando e, com ele, as perspectivas de alavancar mais vendas. Além de prestar um bom atendimento e oferecer produtos de qualidade,  um dos segredos para ter sucesso em  vendas no varejo é saber como organizar a loja. A organização é fundamental tanto para a gestão do estoque quanto para passar uma boa impressão aos clientes que entram no seu estabelecimento.  

Afinal, se a loja estiver com uma vitrine atraente e um interior de loja bem interessante, as pessoas se sentirão curiosas para dar uma olhadinha, você concorda? E para não correr o risco de perder alguma venda, é preciso preparar o estoque para ter os tamanhos, as cores ou os modelos que os clientes procuram. 

Para te ajudar a começar o ano com o pé direito,  a equipe da Garmisch reuniu algumas dicas para ajudar  a organizar a loja e ter uma gestão de estoque impecável para conseguir ótimos resultados financeiros neste início de ano. Vamos lá?

Vamos começar pela gestão de estoque, verifique o  inventário

O inventário é o primeiro passo para melhorar a gestão de estoque em todo e qualquer segmento de negócio. 

Gestão de estoque

Ela é a atividade pela qual se realiza uma contagem do estoque físico disponível na loja e se compara com o chamado estoque contábil (a informação que está registrada no seu sistema). O objetivo é alcançar a máxima acurácia possível, ou seja, fazer com que as informações sejam compatíveis.

Geralmente ele é realizado de tempos em tempos, contemplando todos os produtos da loja.

O inventário é de suma importância não só para a gestão de estoque, mas também para outros setores e atividades da empresa, pois: 

  • Permite manter o cadastro de produtos atualizados;
  • Ajuda a melhorar a reposição do estoque na empresa;
  • Ajuda na identificação de rupturas;
  • Melhora o atendimento aos clientes;
  • Contribui para que se conheça as perdas;
  • Ajuda a evitar o desperdício;
  • Ajuda a garantir que a legislação seja cumprida;

Saiba identificar a sazonalidade dos seus produtos

Produtos sazonais são aqueles que são mais vendidos durante certas épocas ou datas ao longo do ano. 

Você já deve ter percebido aí na sua loja que é comum alguns itens terem mais saídas do que outros em determinadas épocas do ano, não é mesmo?  A sazonalidade sempre deve ser considerada para se ter uma boa gestão de estoque.

Pare e pense um pouco sobre o seu público-alvo, quem são os teus clientes, o que  eles consomem de produtos ao longo do ano. Assim, é  preciso identificar  quais são os produtos sazonais da tua loja para organizar o teu estoque já já bem agora no início deste  ano. Por exemplo, toalha de praia não tem procura no inverno, certo?! Toalhas para datas comemorativas como Páscoa, Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais tem épocas específicas de venda no ano, claro!. 

Entender a sazonalidade do seu negócio pode te dar uma grande vantagem competitiva, uma vez que você estará pronto para lidar com os problemas antes deles acontecerem.

Não esqueça de anotar as entradas e saídas 

Pode parecer uma dica muito óbvia, mas anotar as entradas e as saídas dos produtos é uma ação que muitas vezes é negligenciada no dia-a-dia pelos lojistas. Esse processo é fundamental para a gestão do estoque, evitando prejuízos e auxiliando a manter um bom funcionamento do negócio. 

Organizar o estoque da tua loja é um importante passo na gestão do teu negócio. Isso porque produto parado é dinheiro perdido!?

O SEBRAE pode te ajudar com essa tarefa dos estoques, acesse o site https://www.sebrae.com.br/ e analise os conteúdos que eles disponibilizam.

 como organizar a loja

Com as informações do estoque em dia você terá uma noção melhor dos produtos que precisa comprar, dos produtos que precisam de reposição e quais produtos precisam de atenção especial na tua vitrine. 

Por falar em vitrine, invista muito nela para  uma boa primeira impressão

A vitrine é o primeiro contato que um cliente tem com a tua loja, a vitrine é o teu cartão de visitas, ela merece sempre uma atenção muito especial na hora da organização! A vitrine deve ter informações e produtos na medida certa , sem que passe batido mas que também não pareça exagerada. 

Organizar vitrine de loja é uma ferramenta importante para atrair os clientes e, assim, aumentar as vendas. Quando bem elaborada, a vitrine pode chamar a atenção de consumidores que nem planejavam visitar o estabelecimento. Por isso, o vitrinismo é um recurso fundamental a ser explorado pelo setor varejista

No Google existe muito conteúdo para te ajudar com essa tarefa da vitrine, pesquise, analise e selecione o que mais te convém. Faça testes e avalie os resultados. #borafazer

Atenção troque  os produtos e a decoração da vitrine com uma certa frequência  para que a vitrine sempre tenha alguma novidade e chame  a atenção do cliente. O ideal é que todos os dias ao menos alguma coisa seja substituída , produto, decoração ou a forma de está organizada.

E para finalizar, saiba como organizar ainda melhor a loja 

Agora que você já sabe como fazer a gestão de estoque e está com sua vitrine em dia, é hora de organizar a loja.  Organizar   a loja é essencial para que o cliente fique o tempo que precisar no seu estabelecimento e sempre tenha vontade de voltar. 

Para isso, garanta que ele se sinta muito bem em estar ali. Selecionamos aqui alguns pontos que merecem atenção na hora de organizar a loja: 

  • Cuidado com os excessos: na hora de decorar a loja, tome cuidado para que a decoração não se torne excessiva e cansativa ao olhar ou até mesmo que atrapalhe a passagem do  cliente. O mesmo conselho vale para a disposição dos produtos. 
  • Garanta conforto ao seu cliente: para garantir que seus clientes se sintam à vontade na loja, é importante buscar mantê-la sempre bem iluminada e ventilada e cheirosa. O som do ambiente também é  importante. Busque no Spotify uma playlist de música ambiente para animar sua loja, sua equipe e aumentar suas vendas
  • Faça uma distribuição de produtos eficiente: a disposição dos produtos no interior da sua loja é sua principal aliada para alavancar as vendas. Os produtos expostos na vitrine sempre devem estar no primeiro plano da loja e com disponibilidade no estoque

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